segunda-feira, 1 de novembro de 2010

APÓSTOLO MAURICIO FALA SOBRE A DOUTRINA DO COMPROMISSO



Líder da juventude na visão celular no Brasil, o apóstolo Maurício esteve presente em Parnamirim no último Encontrão da AJI/RN, nos dias 15 e 16 de outubro e respondeu ao blog algumas perguntas sobre a doutrina do Compromisso, ensinada por ele e pela bispa Rachel Castro há mais de 10 anos em Manaus e no Brasil. Confira:

Como nasceu a doutrina do Compromisso?
O Compromisso ele surgiu quando nós começamos a trabalhar com a juventude, que até então não tinha um padrão real de comportamento. Eles se comportavam do jeito que achavam que era o melhor. E pra poder romper e realizar qualquer coisa, todo mundo precisa de um valor a ser agregado a si próprio. Pra o jovem amar a família, ele tem que dar valor a família, pra ele amar o trabalho, ele tem que dar valor ao trabalho, pra ele prosperar, ele tem que amar a prosperidade, e assim por diante. 

Então a gente viu que precisava estabelecer valores na área de relacionamento. Foi ai que descobrimos que o Compromisso é o jeito bíblico de se relacionar. Na Bíblia não tem namoro, que é o aquecimento para o ato sexual. A Bíblia não tem cortejo, que é uma palavra que tem origem na palavra sedução. O compromisso, ao contrário desses, é uma idéia que está ligada a uma aliança mesmo, para o casamento. É muito mais sério, muito mais sólido, muito mais legítimo. Foi buscando a resposta bíblica para esse assunto que descobrimos que o termo ideal para o relacionamento entre um homem e uma mulher antes do casamento é o Compromisso, que é o comprometimento entre duas pessoas. 

Todas as vezes que você vê na Bíblia um casamento, principalmente quando não são os filhos de patriarcas, eles geram um comprometimento entre as famílias. Os pais da moça e os pais do rapaz se comprometem. E aí lá na frente agregam o casamento, mas por causa de valores que foram estabelecidos antes. Isso é algo desafiador aqui no Brasil, no ocidente, onde é pregado a liberdade de relacionamento, incutindo a liberdade sexual. Algumas pessoas dizem que a gente obriga os jovens a fazer isso ou a fazer aquilo, mas tudo isso que a gente fala é ensinamento. A gente ensina orientando, direcionando e sugerindo, e eles obedecem por que fazem parte de uma nova geração, uma geração curada que está vindo por ai.

Por que tratar de sexualidade dentro da igreja?
 Eu acho que a gente tem que tomar um posicionamento e tratar, quebrando mais um paradigma, por que se a gente não tratar vão tratar lá fora de outra forma. E o jogo lá fora é pesado. O apelo da sexualidade, principalmente para o jovem é muito pesado. Vai vender um perfume, vai vender um tênis, ou qualquer coisa, a verdade o que aparece é o sexo. E porque é que aparece o sexo? Por que o sexo é extremamente importante, principalmente para a juventude, que são os maiores consumidores. Então por que é que a igreja vai deixar isso de lado? Vai perder território.

O que você tem a dizer aos jovens que pensam em entrar no compromisso?
O que eu sugiro é o seguinte: pare e analise até onde você chegou agora e pense se do jeito que você está fazendo agora é o melhor e se vão trazer os bons resultados. Analise o que a Bíblia fala e leia os livros da bispa Rachel, que são “Compromisso, o jeito bíblico de amar”, “Perguntas e Respostas sobre o Compromisso” e o terceiro livro que são as “7 dicas para encontrar a pessoa certa”. Todos são livros que doutrinam um jovem no relacionamento para o Compromisso. Você pode encontrar essas edições no site www.jovemprofeta.com.br e comprar pela internet, ou pelo representante mais próximo.

0 comentários: