segunda-feira, 14 de março de 2011

AS BASES PARA O RELACIONAMENTO NO COMPROMISSO - PARTE 4


Ap. Jonas Fernandes
Muitos jovens querem viver em santidade, mas por não colocarem limites nos seus relacionamentos acabam gerando desejos em seus corpos aos quais não podem saciar. Outros são enganados e quando menos esperam concluem um ato sexual que começou no beijo.

Em 1Tessalonissenses 4:1-8 mostra-nos que deve haver um proceder adequado durante o tempo de relacionamento que precede o casamento.

a) Devemos andar segundo a palavra de Deus (v. 1)
b) Devemos progredir cada vez mais (v. 1)
c) A vontade de Deus é a nossa santificação. Abster-se da prostituição (v. 3)
d) Cada um saiba possuir seu corpo para a glória de Deus, santificação e honra (v. 4)
e) Defraudar é causar desejo que não lícito (v. 5). O Senhor vinga os que fazem tais coisas
f) Fomos chamados a santificação (v. 7)
g) Quem despreza essas palavras não despreza homem, mas a Deus (v. 8)

O período que precede ao casamento é muito especial, pois não podemos errar, a meta é acertar uma única vez, por isso esse é um tempo de amizade, de afeto, mas também de pureza e dependência de Deus.

Alguns para defender uma pretensa santidade se afastam e tornam seco o relacionamento, esse é um sinal de enfermidade de alma, medo ou mesmo de que não se tem a afeição para o casamento.

É claro que se você quer casar com alguém precisa gostar e querer estar perto, isso é natural. É necessário saber que a vida santa não está no medo de ficar perto, mas no equilíbrio de um relacionamento que nos leva a honrar a Deus com diz 1 Tes. 4:4.

Precisamos também saber que compromisso não significa casamento, espera-se que ele leve ao casamento, mas caso uma das partes sinta que não é o que Deus quer para sua vida, nada impede que se encerre o relacionamento. A verdade é que qualquer rompimento deixa muitas marcas por isso precisamos de muito cuidado para iniciar um relacionamento.

 A igreja de Jesus deve influenciar positivamente o meio e a cidade aonde ela está, deve lutar para mudar práticas que são maléficas para os seus cidadãos. Devemos influenciar com a palavra de Deus a cultura, os meios de comunicação e principalmente as pessoas ao nosso redor. Essa é nossa missão (Mateus 5:13-16).

Por outro lado servir a Deus é resultado do nosso amor por Ele. Não devemos, portanto, estar julgando pessoas ou fiscalizando a vida dos outros. Cada um deve buscar andar no amor e deixar Cristo reinar em sua vida. Nem Deus que realmente poderia controlar, controla, quanto mais nós.

Para terminar cito dois versículos:
1 João 4:8 - aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor.
1 João 4:18 - no amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo.

Que a paz do Senhor lhe dê vida vitoriosa, vamos mudar essa cidade.

Leia também as outras partes do estudo:

Parte 1
Parte 2
Parte 3

0 comentários: