domingo, 20 de março de 2011

BISPA RACHEL NESTA SEXTA EM PARNAMIRIM - CONFIRA ENTREVISTA


Na próxima sexta-feira (25) as 19h30, a juventude do Rio Grande do Norte e da Paraíba estará recebendo no Ministério Internacional Belém, a Bispa Rachel Castro, no Seminário de Santidade. A programação se estenderá no sábado pela manhã, as 9h e a noite, as 19h30.

Confira entrevista com a bispa sobre a doutrina do Compromisso, que ela e seu esposo, Apóstolo Maurício, há 13 anos, ensinam a juventude de Manaus e do Brasil:
 
O que a levou a perceber a necessidade de que um novo padrão de relacionamento fosse proposto?
Entendo que os princípios morais e espirituais se perderam e foram corrompidos. E sabedora como sacerdotiza espiritual que devemos ensinar o que a Bíblia diz sobre a vida sentimental de um jovem, não poderia ficar calada e portanto juntamente com meu marido, estamos resgatando os princípios bíblicos para o casamento de êxito.

Quando um jovem percebe que está gostando de alguém, qual atitude deve ser tomada?
Compartilhar com pessoas de peso espiritual e moral. Ex: sua família e seus líderes.

Quanto tempo um casal deve orar em unidade antes de entrar em Compromisso e qual é o período ideal entre o Compromisso e o casamento?
A sugestão é de que seja 3 meses para entrar em Compromisso e 1 ano entre o Compromisso e o Casamento debaixo de uma concordância familiar e espiritual.

Como a senhora descreveria o comportamento ideal para dois jovens que estão compromissados, dentro do seu relacionamento?
Sugiro, baseado na Bíblia, acerca das paixões dos jovens que os mesmos devem fugir do pecado. Não podem defraudar o seu próximo. Então, baseado nisto, sugiro um relacionamento mais santo e puro possível, baseado em diálogo, oração e intimidade com Deus. Rigorosamente evite o isolamento. Devem evitar ficar muito sozinhos, pois é geralmente nestas ocasiões que os problemas acontecem.

Se um casal vem do mundo como namorados, qual deve ser o comportamento deles para que se adeqüem ao Compromisso?
Tudo em nossa vida é uma decisão. Devem decidir em Cristo Jesus, abrindo mão de todos os valores mundanos. Para viver o Compromisso tem que renunciar. Ex: sexo, carícias, toques e beijos.

O que senhora diria para aqueles jovens que tentam se enquadrar no Compromisso, mas que vez ou outra caem em pecado?
Até que vençam as paixões carnais, o ideal é que dêem um tempo e se abstenham, mergulhando na intimidade com Deus para se fortalecer e só depois retornar ao relacionamento.

Como a senhora descreveria as vantagens de um casal que entra em Compromisso?
Os jovens são poupados de feridas na sua vida sentimental, como as que um relacionamento mundano normalmente traz, tais como: ciúme, competição, vida sexual precoce e outros. O Compromisso resgata o romantismo de dois jovens que estão apaixonados, agindo de forma santa, valorizando coisas preciosas, porém esquecidas, como: o diálogo, um abraço, a oração, a pureza, o ato de amor carinhoso de dar ou dizer qualquer coisa sem que esteja objetivando uma relação sexual, por exemplo.

No Compromisso, um jovem com segundas intenções, vai embora, por não conseguir aquilo(sexo) que quer. Enquanto os que permanecem sobem ao altar totalmente santos, e o beijo dado após terem oficialmente casado, se torna algo único.

Quando o casal noiva ainda está submetido às mesmas disciplinas do Compromisso?
Sim. Uma pessoa só passa a ser da outra após o casamento. Somente no altar quando há troca de alianças e oficialização diante de Deus e dos homens, declarados marido e mulher, é que uma pessoa passa a ter direitos sobre a outra. Até então os requisitos devem ser honrados.

Qual deve ser o papel dos discipuladores na vida de dois jovens que estão em Compromisso?
Acima de tudo orientar, conduzir e direcionar. Não há nada melhor do que um olho clínico, observando por cima do relacionamento. Principalmente um líder que tem peso espiritual. Discipulador não pode decidir. Só orienta. Sempre a decisão final sobre casamento está nas mãos dos jovens.

O que representa um beijo para dois jovens que não estão casados?
O beijo é um ato sexual. Nenhuma relação sexual começa sem carícia, toques e beijos, justamente porque o corpo precisa ser preparado.

Que marcas pode trazer para a vida de um jovem o sexo antes do casamento?
Maldição, porque se a Bíblia diz que não devemos nos prostituir devendo ser abster da fornicação e o jovem a pratica está quebrando uma aliança. E quebra de aliança traz maldição.

Que mensagem a senhora deixaria para aqueles jovens que tem se guardado a espera do seu cônjuge?
Permanecer, ser indesistível e entender que ele é mais um nessa busca por um casamento feliz. Ele colherá os frutos de uma família plantada junto a ribeiros de água. Vai valer a pena.

Que postura a senhora espera dos pastores e líderes do Brasil que acreditam no Compromisso?
Acima de tudo que cumpram essa visão e que tenham essa mesma linguagem em seus ministérios. Entendo que é uma visão radical e que exige muito de cada um de nós, um posicionamento inegociável. Não podemos abrir concessões e nem temer a perda da juventude. Não há nada mais gratificante para um pastor do que fazer um casamento sabendo que não há pendências do casal com Deus. Nesses casos existe um nível de santidade e unção indescritíveis. É maravilhoso.

Fonte: UniversoJovem

0 comentários: