domingo, 27 de fevereiro de 2011

AS BASES PARA O RELACIONAMENTO NO COMPROMISSO



Ap. Jonas Fernandes
A palavra de Deus define o amor como a base para todo o relacionamento, pois o amor é a própria essência de Deus, em 1Coríntios 13 temos a clara demonstração do que é o verdadeiro amor, o ágape. 

Ainda que existam outras palavras no grego para definir amor como: eros, o sentimento ligado a atração física, fileo o sentimento entre irmãos e etc, A bíblia aponta o ágape como algo muito maior que qualquer sentimento. O Ágape é derramado no coração de cada crente que nasceu de novo:

"Ora, se a esperança não traz confusão, porque o amor de Deus de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" - Romanos 5:5

Não é uma questão de sentir ou não sentir amor, é uma questão de decidir amar. Dentro disso podemos amar qualquer pessoa em qualquer situação, pois o amor não depende desta pessoa ou do que ela faz a nós, simplesmente já temos o amor em nós e pronto. Jesus fluiu nesse amor e por isso ele pode perdoar e depois morrer por aqueles que o matavam. É essa a base de toda vida cristã. Antes de ser um casal, são uma unidade de amor através de Cristo. 

Só compreendendo o que é e como funciona o amor do tipo de Deus poderemos compreender os planos de Deus para um relacionamento que leva ao casamento. A base é o ágape. Não os sentimentos, ainda que esses sejam imprescindíveis.

Desta forma o jovem que pensa em casar deve buscar em todo momento andar no amor (ágape), andando no amor não haverá confusão. Pois quem anda no amor anda em Cristo. Andar em Cristo é o principal, mas desde a primeira vez que falamos sobre a doutrina do compromisso, em 2002, infelizmente duas coisas se evidenciaram, a primeira foi um espírito diabólico de controle que se instalou sobre a vida das pessoas, o que levou a altos níveis de legalismo na relação discípulo/discipulador, coisas do tipo pode e não pode. A segunda foi que o compromisso se resumiu simplesmente a não beijar na boca. Ambas são uma estratégia diabólica para nos desviar da questão central dessa doutrina, que é andar em Cristo. 

A cultura que nos cerca
Tratar de relacionamento que conduz ao casamento é tratar de uma questão profundamente espiritual, mas com marcas culturais muito arraigadas. Por exemplo: Em todo mundo as pessoas se casam, isso revela um princípio universal. Mas em cada cultura existe uma forma para que isso aconteça, e isso revela o aspecto cultural. 

A cultura pode ou não refletir padrões bíblicos, se ela os reflete, ela pode nos aproximar de uma caminhada com Deus, porém se ela não reflete os padrões do reino de Deus, ela nos conduzirá ao pecado e a destruição. Pergunto: Será que a nossa cultura brasileira/global/hollywoodiana tem refletido os padrões bíblicos do Reino de Deus, ou tem sido um instrumento para nos conduzir ao pecado? A resposta é fácil. Claro que tem nos conduzido ao pecado. De certo modo a cultura em todo mundo é dominada por satanás, mas digo que em alguns lugares os padrões bíblicos, princípios, a tornam menos prejudicial. 

O nosso desafio como crentes em Jesus, que andam no amor, é o de encontramos meios para vivermos a palavra de Deus apesar da cultura que nos cerca. Esse é o desafio de cada jovem cristão hoje. Qual o padrão de Deus? É a pergunta. 

Quando fazemos qualquer coisa fora da vontade de Deus, entramos em conflito com o criador, ferimos sua santidade e naturalmente nos destruímos, o padrão de Deus só vai ser encontrado quando lermos a palavra e acharmos a revelação do seu amor com relação a determinado assunto. Poderemos ter, portanto, mais segurança em cada área da nossa vida. A vida é feita de decisões certas ou erradas, aí há a diferença entre o feliz e o infeliz.

Na próxima semana, postamos a continuação desse estudo. Aguarde.

0 comentários: